SOBRE
O Artesão
Com a vasta experiência acumulada na reparação e manutenção de instrumentos de corda, chegado a 2015 faz uma residência de 18 meses na oficina do mestre em violaria Carlos Jorge Pereira Rodrigues, no Funchal, para a construção dos cordofones madeirenses.
Apreender o modus operandi e a arte do mestre, focando-se na construção dos 3 principais instrumentos da tradição musical madeirense, o machete ou braguinha, o rajão e a viola de arame.
Em 2017 instala-se com atelier próprio, entre-cruzando o design com a construção dos cordofones, criando novos instrumentos de construção artesanal, que visam satisfazer os ensejos de novos e de experientes tocadores.
A Officina
Localizada no Funchal, capital da ilha da Madeira, a máriofreitas-officina tem como propósito a perpetuação da tradição da construção artesanal dos cordofones da tradição musical madeirense, o braguinha, o rajão, viola de arame e a viola francesa, são instrumentos que espelham a riqueza cultural da Ilha da Madeira e do Porto Santo.
Seleção criteriosa dos materiais, madeiras de fontes sustentáveis, escolha dos componentes e acessórios à medida, finalizados com a técnica ancestral do polimento francês.
Na construção artesanal do instrumento damos especial atenção às solicitações de quem nos procura, a personalização e customização a cada caso, aspetos relacionados com o manuseio, conforto e estética e não menos importante o som, a eficiência e a responsividade dos instrumentos, da sua própria voz.
Cada instrumento é único
Com o mesmo cuidado e atenção com que são construídos os nossos instrumentos, dedica-se igualmente uma minuciosa análise e cuidado na manutenção, limpeza, reparação e restauro dos instrumentos que nos confiam, aconselhando sempre os melhores procedimentos e acessórios a aplicar.
Porque para replicar é necessário conhecer, trabalhamos em parceria com agentes culturais na Madeira e Porto Santo com que desenvolvemos um trabalho constante de investigação e estudo, quer pela análise de exemplares, quer por documentos e estudos publicados que atestam a história, e contam-nos as estórias da tradição musical madeirense.